Conoce a las personas
Claudia Múnera Roldán
BiólogaBióloga especialista en cambio climático, ha trabajado en Colombia, Centro América, Australia y Sur África.
email claudia.munera@anu.edu.au
work Universidad Nacional de Australia
place Canberra Territorio de la Capital Australian Australia
Bióloga de la Universidad Nacional de Colombia, Magister en Patrimonio Mundial y Proyectos Culturales para el Desarrollo de la Universidad de Turín, Italia, en asocio con el Politécnico de Torino e ITCILO. Con experiencia en proyectos de desarrollo sostenible, conservación, manejo y gestión de proyectos, adaptación al cambio climático, áreas protegidas, patrimonio biocultural y comunidades locales en Colombia, Centro América, Australia y Sur África. Doctoranda en adaptación al cambio climático en Universidad Nacional de Australia (ANU), Canberra, Australia. Amante de las aves, hacer chocolate y el yoga.
- O elevado grau de incerteza associado às mudanças climáticas, juntamente com outros fatores de mudanças globais (como o desmatamento ou extração ilícita de recursos naturais), traz cenários ecologicamente alterados, que possivelmente não seremos capazes de os preservar, mantêr ou ainda restaurar à estados existentes ou anteriores.
- A adaptação às mudanças climáticas não ocorre apenas sobre os aspectos técnico-científicos da mudança climática, mas também sobre como tomamos boas decisões para gerenciar mudanças na paisagem sem fechar as portas para diferentes cenários.
- A conservação orientada para o futuro ocorre quando as políticas públicas, o planejamento e o gerenciamento antecipam a transformação ecológica e se preparam proativamente a longo prazo.
- Antecipar e ajustar as mudanças ecológicas implica não somente em etapas práticas (por exemplo, mudança ou adaptação de estratégias ou planos de manejo), mas também em mudar nossos modelos conceituais e a maneira pela qual percebemos o futuro da biodiversidade.
- Antecipar as mudanças climáticas e sua transformação ecológica associada farão parte da tomada de decisões para os gestores de áreas protegidas, independentemente de estarem preparados para essa situação.
- O “Futuros de Conservação” pode ajudar a se preparar para os desafios que virão, de forma proativa e positiva, conectando as múltiplas dimensões do conhecimento e os benefícios que a biodiversidade nos oferece, em conjunto com as novas estratégias de gestão.